Perguntas Frequentes sobre o Óleo de NEEM

neem

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Sapindales
Família: Meliaceae
Género: Azadirachta
Espécie: A. indica

1º O quê é óleo de Neem?

R: É um óleo vegetal com ação inseticida de origem Indiana.

2º O Neem controla fungos?

R: Sim mas são poucos, indicamos como inseticida.

3º Tenho animais e aves no meu quintal, há problema de usar o Neem com eles, ou tenho que isolar a área?

R: Sem problema algum,desde que usado na dosagem recomendada e não misturando o produto com algum inseticida químico, não requer uso de equipamento de proteção individual ( EPI ).

4º Em quanto tempo o Neem começa a fazer efeito sobre as pragas?

R: Apartir do momento que a praga ingerir ou tiver contato com o produto. A maior ação é na ingestão.

5º O Neem tem efeito de choque sobre as pragas? (morte imediata)

R: Tem em algumas pragas como mosca-branca e pernilongos, mas a maioria começa com ação anti-alimentar, a praga para de se alimentar perde peso levando a morte, tem praga que pode chegar até 10 dias para levar a morte.

6º Como Neem age no controle das pragas?

R: 1º ação é anti-alimentar, 2º na reprodução tira a comunicação de acasalamento, baixa a fertilidades dos machos e fêmeas, com isto semana a semana iremos reduzindo a população de pragas. 3º Ele retarda ou não deixa acontecer a ecdise (troca de pele para poder crescer), e 4º ação repelente a mínima presença do Neem nas plantas tem boa ação repelente.

7º O uso do óleo de Neem em hortaliças e leguminosas?

R: Hortaliças com folha tenro (sensível ex: alface, almeirão e etc.) 2 a 3 ml por litro de água, demais (tomate, pepino e abobrinha) pode chegar até 5 ml por litro de água com intervalos de aplicações de 7 dias e preventivo até 15 dias de intervalo de aplicação.

8° O óleo de Neem controla formiga cortadeira? (Sauva)

R: Sim . Pode pulverizar as plantas com Neem onde elas estão atacando.As formigas cortadeiras se alimentam de um fungo que elas cultivam nas folhas, folhas banhadas com Neem não deixam os fungos se desenvolverem e assim matando o formigueiro de fome. As demais formigas têm que se localizar o formigueiro e pulverizar o formigueiro todo.

9º O PH da calda influi na eficiência do Neem?

R: Sim. O óleo de Neem tem que ser usado com ph 5,5 a 7, pois se o ph da água estiver abaixo de 5,5 já começa a degradar o principal ativo do Neem (azadirachtina), com ph alcalino é muito mais degradação da azadirachtina.

10º O óleo de Neem tem que ser usado só no final de tarde?

R: Sim. O óleo de Neem é um produto foto sensível, quanto menos luminosidade solar estiver maior será sua ação. Usando o produto pela manhã reduz pelos menos uns 30% da ação do produto.

11º O Neem é tóxico para peixes?

R: Sim.Mesmo com baixas dosagens o Neem é tóxico para peixes.

12º Posso misturar o óleo de Neem com fertilizantes foliares?

R: Sim. Desde que respeite o ph da calda entre 5,5 e 7 ph.Verifique se o f. foliar não é a base de cobre ou produtos que são incompatíveis com o óleo seja vegetal ou mineral.

13º Quais são as dosagens para uso animal?

R: O uso em animais: Pequeno porte 10 ml por litro de água e aplicar a cada 15 a 20 dias como preventivo; 20 ml por litro de água com animais com infestações de carrapato, mosca do chifre, bernes, pulgas, piolhos etc... Grande porte 10 a 20 ml por litro de água, fazer uma aplicação, se necessário reaplicar em 20 dias e fazer uma manutenção a cada 40 a 50 dias.

14º Quais são os produtos que não podem ser usados junto com Neem?

R: Produtos ácidos, alcalinos e cúpricos. Se usado junto com estes produtos ocorre fito toxidades nas plantas.

15º Se tiver aplicado um destes produtos incompatíveis com Neem quantos dias após posso aplicar o óleo?

R: Tem que esperar para aplicar o Neem no mínimo de 3 a 5 dias.

16º Se aplicar o Neem e chover, quantas horas após é necessário reaplicar-lo?

R: Após 4 horas de aplicado o Neem não é necessário reaplica-lo.

17º Porque o óleo de Neem empasta quando esta frio?

R: O óleo de Neem empasta porque é um óleo puro sem aditivos químicos só emulsionado, e começa a empastar quando a temperatura esta abaixo dos 18C°.

18º Se o produto tiver empastado posso colocá-lo ao sol para desempastar?

R: Não pois é produto foto sensível, tem que colocar o produto em banho Maria na temperatura no maximo 35C° em poucos minutos o produto volta ao esta normal de uso.

19° Como deve ser usado o óleo de Neem no controle de nematóides?

R: Irrigar bem a área a ser tratada antes de aplicar o Neem já diluído e pode ser usado na fértil irrigação; Hortaliças e Leguminosas: 30 a 40 ml a cada 100 litros de água aplicar a cada 15 dias, com plantas atacada 50 ml para 100 litros de água e fazer pelo menos 4 aplicações semanais. Frutíferas: 40 a 50 ml para cada 100 litros de água, aplicar mensalmente, com planta atacadas aplicar a cada 15 dias de 4 a 6 aplicações.

20º Posso usar o óleo de Neem pela manhã?

R: Sim, mas tenha ciência que sua eficácia reduzirá entre 20 a 40% pois se trata de um produto foto-sensível e indicamos seu uso no final do dia.